Blogue de opinião e divulgação.
Sábado, 2 de Maio de 2009
Crédito sem oligarquia

 A guerra financeira contra a Islândia

A maior parte das sociedades ao longo da história tem procurado providenciar crédito legalmente por meios que não permitam a emergência de oligarquias credoras. Os advogados dos credores hoje estão em guerra com o espírito desta ideia. E ao tomarem esta posição eles rejeitam o propósito das leis anti-usura do Iluminismo, da distinção da economia política clássica entre investimento produtivo e estéril, a tentativa de St. Simoneana de reforma financeira e a tentativa da Era Progressiva de mobilizar crédito nacional para financiar investimento industrial produtivo ao invés de ser extractivo, beneficiando apenas poucos. A ideia clássica da própria liberdade económica era formulada como a antítese das finanças da época feudal. E o ideal de libertação das finanças predatórias é o que está hoje a ser ameaçado, como se a sociedade houvesse esquecido quão longa e dura foi a luta da reforma.

O combate para acabar com a servidão pela dívida e as prisões de devedores levou muitos séculos até alcançar o seu objectivo humanitário. O Messias de Handel é um elemento no Natal e da estação da Páscoa a celebrar a vida e os ensinamentos de Jesus Cristo. O que foi esquecido é o contexto no qual Handel arranjou a primeira execução deste oratório em Dublim, em 13 de Abril de 1742. Foi um conserto de caridade em benefício "dos Prisioneiros em várias Prisões e para Apoio ao Hospital Mercer na Stephen Street, e da Enfermaria de Caridade no Inn's Quay". Foi conseguido suficiente dinheiro para libertar cento e quarenta e dois prisioneiros. O texto do oratório consequentemente continha referências a "romper grilhões em pedaços" e "lançar fora cangas", recordando a crença dos cristãos primitivos de que o reino do Messias traria liberdade (hebraico deror ou cancelamento de dívida) e livraria (grego aphesis ) da escravidão pela dívida. O "redentor" era literalmente o redentor da dívida.

Isto recorda o significado original, literal, da Oração do Senhor. Refere-se não só a esquecimento de pecados e pecadores em abstracto, mas especificamente a "esquecerem-nos as nossas dívidas" – uma tradução distorcida em muitas leituras modernas. "Pecado" era a palavra para "dívida" em todas as línguas indo-europeias: Schuld (a raiz do alemão sollen e do inglês should ) e devoir, a raiz do inglês debt. Significava obrigação – remetendo à prática antiga da obrigação de uma ofensor fazer bom pagamento para expiar pela sua ofensa, como na tradição wergild europeia. As dívidas originais não eram pagas aos ricos mas sim por eles, por homicídio culposo ou injúria física das suas vítimas (as quais tipicamente tinham de satisfazer-se com o pagamento ao invés de se vingarem). Os ofensores de hoje que rompem a harmonia social são credores ricos, mas a sociedade está a pagar-lhes dinheiro, não a multá-los. Visto da perspectiva antiga, é como seu uma sociedade endividada devesse retribuição ao rico. Não é de admirar que o espírito da religião moderna tenha invertido tão completamente aquele das suas origens!

Parece portanto notável que na nossa própria época – sob a tensão em que está pelos custo sem precedentes da dívida criada de forma questionável e que reduz não apenas indivíduos como países inteiros à servidão da dívida – nenhuma grande oposição tenha surgido no terreno religioso. As igrejas têm evitado a questão que era a pedra angular da maior parte das suas preocupações primitivas, e passaram a outras preocupações ao invés de permanecerem na superioridade moral de aliviar o fardo da dívida.
 
 


publicado por codigo430 às 06:00
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