Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Lux Ad Lucem

Blogue de opinião e divulgação.

Lux Ad Lucem

Blogue de opinião e divulgação.

15.Mai.09

António Cluny diz que emerge o direito a não ter direitos

 

António Cluny aludiu a um «discurso político dominante nos últimos anos» que disse centrar-se, no fundamental, em «encontrar soluções que traduzam a anuência dos cidadãos, não para a concretização dos seus direitos mas para a renúncia à sua efectivação».

 

«É esse, no fundo, o verdadeiro desígnio da actual política de reforma da Justiça», sublinhou o procurador-geral adjunto no Tribunal de Contas, que falava num debate sobre 'Direitos e Liberdades Democráticas'.

 

Noutro ponto da sua intervenção, Cluny disse que a situação económica vai envolver Portugal em profundas crises e dramas sociais que exigirão saídas políticas.

 

Mas advertiu que «comprimir a discussão e a expressão da busca dessas políticas por via de medidas repressivas (…) apenas pode conduzir ao desastre social».

 

Alertou, por outro lado, para a tentação de se «procurar confundir a contestação justa dos cidadãos e das suas forças sociais legítimas com comportamentos criminais» e de se «equiparar a defesa e expressão livre dos direitos constitucionais à subversão».

 

Quem insistir em fazê-lo, advertiu, pode «abrir as portas a um processo irrefreável que, no final, acabará até por devorar alguns dos primeiros defensores de tais métodos e propostas», advertiu.

Para Cluny, «nem Portugal, nem os portugueses ganharão de certeza com o definhamento dos direitos e o regresso do consentimento forçado, mesmo que esse falso consenso apareça disfarçado, de novo, com o nome de interesse nacional».

 

Lusa / SOL

 

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.