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Lux Ad Lucem

Blogue de opinião e divulgação.

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07.Mar.07

Conceitos de Mercado e Lei da Procura e da Oferta

Mercado - 1: local onde podemos obter alguns dos bens de que precisamos

Mercado - 2: expressão associada à possibilidade de encontrar bens, serviços e factores de produção e de conhecer o respectivo preço. Ex. mercado de capitais; mercado de trabalho, etc.

Mercado - 3: Situação “ideal” onde se confrontam as intenções de produção dos produtores – a “oferta” de um bem ou serviço e – e as solicitações de consumo dos consumidores – a “procura” de um bem – de que resulta o “preço de mercado” para aquele bem, isto é, o preço para o qual a produção será toda vendida e toda a procura será satisfeita.

No mercado chega-se à compatibilização entre a oferta e a procura de um bem, para um certo preço.

 

PROCURA: define-se como o conjunto de bens e serviços que os consumidores estão dispostos a comprar aos diferentes preços. A procura descreve o comportamento dos consumidores, estabelecendo a relação existente entre os preços dos bens e as quantidades que os consumidores desejam consumir, no mercado, para aqueles preços.

PROCURA AGREGADA: representa a quantidade de bens e serviços procurados no mercado pela totalidade dos consumidores (particulares, empresas e Estado), para determinado preço.

LEI DA PROCURA:     a quantidade da procura de um bem varia na razão inversa do respectivo preço. Isto é, quanto mais elevado for o preço, menor a quantidade procurada.

FACTORES QUE INFLUENCIAM A PROCURA:

- o preço dos bens

- variações do rendimento dos consumidores

- variações no gosto dos consumidores

- variação no preço dos bens complementares

- variação no preço dos bens complementares ou dos bens sucedâneos

- sazonalidade

- aumento da população

- publicidade

- etc.

 

OFERTA: define-se como o conjunto de bens e serviços que os produtores estão dispostos a vender para cada preço. A oferta descreve o comportamento dos produtores, estabelecendo a relação existente entre os custos de produção e o preço de venda dos bens e serviços, uma vez que a actuação dos produtores visa a obtenção de lucro.

OFERTA AGREGADA: representa a quantidade de bens e serviços oferecidos no mercado pela totalidade dos produtores para determinado preço.

LEI DA OFERTA: a quantidade oferecida de um bem varia na razão directa do respectivo preço. Isto é, quanto mais elevado o preço, maior é a quantidade oferecida pelos produtores.

FACTORES QUE INFLUENCIAM A OFERTA:

- o preço de venda

- alteração dos factores de produção (alterações dos preços das matérias-primas, variações salariais; preço dos combustíveis, etc.)

- as mudanças tecnológicas

- a alteração dos preços dos bens complementares e dos bens sucedâneos

- a sazonalidade

- as condições climatéricas dos produtos agrícolas

- as previsões do produtor relativamente à relação preço-custo

-etc

Prof. Joaquim Proença

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