Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Lux Ad Lucem

Blogue de opinião e divulgação.

Lux Ad Lucem

Blogue de opinião e divulgação.

06.Out.10

Tenham medo

O medo é a pedra sobre que hoje se constrói, um pouco por todo o mundo democrático, a igreja da limitação das liberdades, que tem no "Patriot Act" de Bush, aprovado na sequência do 11 de Setembro, o seu mais ominoso profeta.

 

"Quereis liberdade ou segurança?" é a questão que (a modos que Pilatos: "Quereis Cristo ou Barrabás?") muitos governos colocam aos seus cidadãos justificando medidas legislativas violadoras de direitos individuais estruturantes da própria Democracia (direito à presunção de inocência e à privacidade, liberdades de expressão e de circulação, proibição das prisões arbitrárias e da tortura...).

 

O medo e a suspeita (do terrorismo islâmico, da criminalidade ou do que for) geram ainda oportunidades de negócio, sobretudo para a cada vez mais poderosa indústria da segurança, mas também para empresas emergentes, mais imaginosas que escrupulosas, como a "Internet Eyes" que, no Reino Unido - onde actualmente já há linhas telefónicas e "sites" da Polícia para receber informações de cidadãos que queiram denunciar os vizinhos -, descobriu agora o negócio da delação.

 

A coisa funciona assim: as câmaras de segurança de lojas e ruas são ligadas à Net e, em casa, comodamente sentados na sala de jantar, cidadãos bufos comuns que se voluntariem observam-nas nas horas vagas, recebendo 20 libras por semana mais 1000 por cada suspeito que identifiquem. É, de facto, razão para ter medo.