Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Lux Ad Lucem

Blogue de opinião e divulgação.

Lux Ad Lucem

Blogue de opinião e divulgação.

10.Mai.08

Dia Aberto da Sociologia

 

Alunas e alunos de Sociologia da Escola participaram no Dia Aberto do Departamento de Sociologia da Faculdade de Letras da Universidade do Porto, acompanhados das professoras Isabel Regina e Isabel Fernandes

 

A participação iniciou-se com a Sessão em sala - Brainstorming e esclarecimento de dúvidas sobre: O que é a Sociologia? Para que serve? Que fazem os Sociólogos? 

 

Aqui, as professoras responsáveis, Cristina Parente e Lea Oliveira, abriram o debate, onde se discutiu principalmente a crescente importância do papel da Sociologia no Mundo, nomeadamente o facto de ser uma das ciências que aponta as causas para que determinados factos sociais ocorram, ajudando, por isso,  tomar decisões sobre eles e corrigi-los.

 

A Professora Cristina Parente realçou o facto de ser cada vez mais importante ter uma boa formação de base, que nos permita mais flexibilidade e versatilidade perante o fenómeno do desemprego, que atinge cada vez mais toda a camada populacional. Aprender mais e bem, será um dos caminhos para o sucesso no mundo do trabalho

 

Falou-se também na crescente aproximação da escola ao mundo do trabalho e das saídas profissionais para os Sociólogos, nomeadamente no facto de actualmente haver um número significativo de desempregados licenciados, mas que não atinge, até ao momento, os licenciados em Sociologia.

 

Os alunos deram a sua experiência na área da Formação em Contexto de Trabalho (estágio), no âmbito do seu curso.

 

O debate foi animado, pelo que a segunda actividade se atrasou um pouco mais.

 

 

Nesta, os alunos fizeram uma simulação de uma actividade profissional dos sociólogos. Neste caso preencheram um mini-inquérito que lhes dava um perfil sobre si próprios, que imprimiram e ao qual anexavam uma matriz explicativa dos resultados obtidos. Os alunos aderiram a esta actividade com entusiasmo.

 

            Esse perfil versava sobre:

 

            - A tua identidade no Mundo

 

            - O teu estilo de vida na música que ouves

 

            - O teu estilo de vida na ocupação dos tempos livres

 

            - A tua composição familiar

 

 

Finalmente,  a participação no Dia Aberto concluiu-se com a visita às instalações: biblioteca, departamento e bar/cantina.

 

 

Professoras e alunas Agradecem a simpatia e disponibilidade com que o Departamento de Sociologia da Faculdade de Letras do  Porto os  acolheu.