Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Lux Ad Lucem

Blogue de opinião e divulgação.

Lux Ad Lucem

Blogue de opinião e divulgação.

26.Dez.08

"Brincadeira de mau gosto"?

 

 

"Um filme, colhido por telemóvel, sobre uma alegada brincadeira, simulando intimidação de uma professora com uma arma de plástico e gestos agressivos, [...] do Agrupamento Vertical do Cerco do Porto. " - ALFREDO MAIA

A DREN diz que sim, que foi apenas uma "brincadeira de mau gosto"! 

 

Fica apenas a dúvida sobre se a DREN está a desvalorizar, como parece, ou a ameaçar. Porque ninguém está esquecido da forma como a DREN reagiu quando, nas suas instalações, ocorreu uma "brincadeira de mau gosto" sobre o processo de obtenção das habilitações que o primeiro-ministro diz que tem!

 

Aliás, até nem surpreende que uma estrutura do Ministério da Educação procure desvalorizar o sucedido. Afinal, como é público e notório, as preocupações do Ministério, da ministra e das suas direcções-gerais andam longe do que se passa nas escolas.  Estão focados essencialmente no processo de degradação dos docentes, que designam como  de avaliação.

 

Não foi por acaso que o primeiro-ministro, em raro momento de sinceridade, apelidou a ministra, de "ministra da avaliação".

 A realidade é que o Governo, o Ministério e a DREN não podem invocar desconhecimento do problema da indisciplina e do desprestígio a que estava a ser votada a carreira docente. Podiam e deviam ter tomado medidas correctivas, o que fizeram foi exactamente o contrário e com indisfarçável gozo.

 

Aqui se deixa, a título de exemplo, um registo já de 2001:

 

"Então não há 'profes' que ganham menos do que os trolhas?"

 

Bárbara, aluna da Escola Básica 2,3 de Miragaia, no Porto, num debate sobre a indisciplina nas aulas, Público, 26/1/2001

"Só surpreende a pistola desta vez ser de plástico"

Moradores do Cerco sabem de cor histórias que nunca chegam à internet. Nem sempre a violência é a brincar
 
HELENA TEIXEIRA DA SILVA
Uma arma apontada por um aluno a uma professora durante uma aula de Psicologia na Escola Secundária do Cerco, no Porto, só surpreende quem não vive lá. Para os moradores, surpresa é o facto de o revólver ser de plástico.
JN

 

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.