Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Lux Ad Lucem

Blogue de opinião e divulgação.

Lux Ad Lucem

Blogue de opinião e divulgação.

10.Jan.08

Micro-empresas garantem 60% do emprego privado

 

A estrutura produtiva nacional continua a ser determinada pela importância relativa das PME (pequenas e médias empresas), com seis de cada 10 empregos do tecido empresarial português a ser garantido pelas micro-empresas, indicam dados publicados pelo INE.

 

Nos três anos contados até 2006, a proporção de microempresas (menos de 10 pessoas ao serviço) no total das empresas era de mais de 95,0%, com tendência para um ligeiro aumento, descreve o «Anuário Estatístico de Portugal 2007» publicado esta terça-feira pelo Instituto de Estatística (INE).

 

Em termos gerais, a dimensão média das empresas em 2006 era de 3,4 pessoas ao serviço, o que representa uma ligeira diminuição face aos dados dos dois anos precedentes.

 

O documento cita dados da Segurança Social, segundo os quais, cerca de 68,0% do emprego assalariado gerado no período de 1996 a 2006, é atribuído às empresas com menos de 50 pessoas ao serviço.

 

Considerando a estrutura empresarial, em 2006, o relatório do INE refere que 79,1% das empresas concentravam-se No sector de serviços, empregando 63,2% do número de pessoas ao serviço e gerando 62,6% do volume de negócios total.

Diário Digital